segunda-feira, 8 de junho de 2015

Coronel Chico Lopes - O Injustiçado


Em uma conversa bastante amistosa ocorrida no sábado que passou, onde a política sempre é o prato do dia, falou-se de tudo; dos políticos de hoje e dos políticos de ontem...
Ninguém pode esquecer a figura do CORONEL CHICO LOPES; prefeito por dois mandatos em Massapê e, talvez O PREFEITO MAIS SIMPLES que Massapê já possuiu em todos os tempos.
Lembro de Chico Lopes como se vivo ainda estivesse; embora sendo adversário político seu, toda vida existiu um respeito enorme entre nós. Perdi as contas das sentadas na mesma mesa com o Coronel; a cerveja, a cachaça, o whisky e o tira-gosto corriam frouxo...Ninguém pagava nada e o homem ainda deixava outra rodada paga quando ia embora.
Chico Lopes era muito simples; não sei se por ter nascido no Mirim ou por não ter tido a oportunidade de estudar; mas era de um carisma que, conseguia conquistar a quem dele se aproximava com uma facilidade impressionante. Morei vários anos vizinho ao jovem Coronel; lembro da chegada de Luiz Gonzaga na sua residência, à época, vizinho a minha casa; o show que era pra ser a noite, começou logo no início da tarde na própria casa do Chico Lopes.
Não conheço nos meus quase 60 anos, NENHUM MASSAPEENSE COM TANTO PRESTÍGIO JUNTO AOS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL, tal Chico detinha.
Os Coronéis Virgílio Távora, Adauto Bezerra e César Cals, vinham à Massapê, bastava um simples convite de Chico Lopes; era de impressionar...Uma certa vez, ele trouxe o então governador Adauto Bezerra e com ele, vieram, César Cals, Virgílio e Manoel de Castro, três ex-governadores; todos passaram o dia na Fazenda Arraial de propriedade do Coronel Chico Lopes.
Massapê NÃO SOUBE RECONHECER 0,0001(um milésimo) do que Chico fez por nossa terra e principalmente por nossa gente. 
Até 1982, TODOS OS EMPREGOS DO ESTADO existentes em Massapê foram conseguidos por Chico Lopes; não vou nem falar na construção da estrada asfaltada Massapê/Sobral; não vou nem tocar no Balneário Alvorada, no abastecimento d'água...Ah, pra quê? De nada adiantou; Chico tinha cheiro de povo, gostava de estar no meio do povão; adorava fazer um favor, principalmente quando quem lhe procurava era um adversário político. Sabia fazer política como ninguém; era amigo do seu maior adversário político em Massapê, o também saudoso Ozires Pontes. Chico não tinha inimigos na política!
Tenho saudades do Coronel Chico Lopes; da sua simplicidade, do seu jeito matutão, mas ao mesmo tempo autoritário; era uma figura! Não dá pra esquecer.
Pois bem, na dita conversa citada acima, PROMETI a um amigo que iria mostrar A MINHA INDIGNAÇÃO com os políticos da minha terra, principalmente, TODOS AQUELES QUE PASSARAM PELA CÂMARA MUNICIPAL, e sequer tiveram a idéia de prestar QUALQUER TIPO DE HOMENAGEM a esse MATUTO chamado CORONEL CHICO LOPES, que, fez tudo por Massapê e por seus correligionários! 
Não existe em nossa cidade QUALQUER MONUMENTO, REPARTIÇÃO, RUA, AVENIDA, TRAVESSA, BECO...NADA, SIMPLESMENTE NADA EM HOMENAGEM AO VELHO CORONEL! O NOME DISSO É INGRATIDÃO!!!
Talvez quem sabe, daqui pra frente, apareça algum vereador ou algum prefeito que tenha a sensatez de homenagear a esse GRANDE E HUMILDE HOMEM PÚBLICO!
Enquanto isso não acontecer, FICA AQUI REGISTRADO, A MINHA REVOLTA, A MINHA INDIGNAÇÃO  E A MINHA TRISTEZA COM A CLASSE POLÍTICA MASSAPEENSE, QUE ATÉ HOJE NÃO SOUBE RECONHECER A GRANDEZA DE MUITOS MASSAPEENSES...CORONEL CHICO LOPES É UM DELES!

P.S: Quero apenas registrar que NÃO CONVERSEI COM NENHUM FAMILIAR DO CORONEL CHICO LOPES antes dessa postagem. A única coisa que quero dos mesmos, é que GOSTEM DA MATÉRIA!

Coronel Chico Lopes, Dr. Nogueira(Juiz de Direito), Monsenhor Manoel Henriques(Vigário) e Robério Mendes
Chico Lopes ao lado de Ozires Pontes


Chico Lopes em Brasília com o então Presidente João Baptista de Figueiredo

Chico Lopes quando sofrera um atentado e fora visitado por Tio Waldemar(então Presidente da Câmara)

As fotos acima foram extraídas do google, mas foram postadas nas redes sociais pelos amigos Aldênis Fernades e Ferreirinha.
Meu agradecimento aos dois.

Um comentário: