terça-feira, 3 de novembro de 2015

A SAGA DE MILTON E CLÉIA

Historiador Ferreirinha e amigo ao lado dos túmulos de Milton e Cléia

Ontem, quando de minha visita ao Cemitério São José, encontrei com o amigo Ferreirinha, filho do saudoso Expedito Ferreira, popularmente conhecido por Expedito Galinha D'água, e responsável por realizar em Massapê O CHITÃO DOS POBRES durante mais de 60 anos.
Ferreirinha é historiador e bacharel em Direito e Ciências Sociais; um cara que estuda Massapê diuturnamente e dono de um rico acervo em fotos, filmagens, além de causos...
Pois bem; já no interior do Cemitério, Ferreirinha chamou-me no intuito de mostrar-me a reforma que fizera nos VISITADÍSSIMOS TÚMULOS DE MILTON E CLÉIA, um casal de jovens que possui a HISTÓRIA MAIS TRÁGICA OCORRIDA NA TERRA MASSAPEENSE!
Fiz a foto de Ferreirinha e um amigo, os dois ao lado dos túmulos e recebi do mesmo, um panfleto, de sua autoria, contando  SAGA DE MILTON E CLÉIA.
Não vou reproduzi-lo porque é longo demais; os interessados podem procurar ao Ferreirinha que ele tem e presenteia-lhe com a maior satisfação. Vou apenas RESUMIR ESSA TRAGÉDIA QUE ABALOU MASSAPÊ:
Milton, era um rapaz de apenas 18 anos; namorava Cléia, de apenas 15 anos. Pretendiam casar-se, e, Milton, em busca de ganhar dinheiro para realizar esse matrimônio, foi embora para o Amazonas, na época do IIº CICLO DA BORRACHA. Por lá, demorou pouco mais de um ano, nunca esquecendo seu grande amor que era Cléia. Já aqui, Cléia deixou-se envolver com um outro rapaz, que, malandramente fez a cabeça da menina-moça, dizendo-lhe que Milton não voltaria mais, que já tinha se passado um ano e sequer notícias ele enviara...Acabou conquistando a confiança de Cléia e familiares. Namoraram pouco tempo, só que aconteceu o que ninguém esperava: Milton voltou e soube do namorico; desesperado, armou-se com um revólver e após conversar com Cléia, que inclusive confessara-o que havia realmente tido apenas uma paquerinha, mas que continuava virgem e, de joelhos, pediu-lhe perdão. Milton, fingindo acreditar na amada, chegou até a assistir a uma missa ao lado de Cléia; logo depois, ao retornarem para a residência de Cléia, Milton sacou do revólver, disparando um certeiro tiro na cabeça da jovem, matando-a instantaneamente. Saiu da residência, dirigiu-se a uma barbearia e lá, apoderando-se de uma navalha, cortou o pescoço, tendo também morte quase que instantânea.
Massapê ficou em choque; o cortejo funeral foi coletivo; os corpos, sepultados, um ao lado do outro...Os túmulos ainda resistem ao tempo e podem ser visitados no Cemitério São José.
Parabéns ao amigo Ferreirinha pela bela iniciativa e também por sua dedicação em resgatar A HISTÓRIA E CAUSOS INTERESSANTES DE NOSSA MASSAPÊ!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário