quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Massapê pede SOCORRO!


Apavorado fiquei, quando na noite de ontem, ao assistir o CE TV 2ª edição, soube que MASSAPÊ CORRE O SÉRIO RISCO DE UM SURTO DE DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA; doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.
O Jornal Diário do Nordeste publicou a matéria ainda no dia de ontem, justamente após publicarmos em nosso blog, uma OUTRA MATÉRIA criticando O CAOS INSTALADO NA SAÚDE DE NOSSA CIDADE!
Coincidência ou não, nossa matéria ganhou repercussão intensa na cidade e chegamos a mais de 2.000 acessos na tarde/noite de ontem.
Esse risco deixou os massapeenses em estado de alerta, visto que num passado não muito distante, vidas foram ceifadas em nosso município, vítimas da maldita DENGUE!
Essas novas doenças, também causadas pelo mesmo mosquito, parece SER BEM PIOR QUE A DENGUE, podendo inclusive causar TRANSTORNOS IRREPARÁVEIS ÀS MULHERES GRÁVIDAS, pois terão seus filhos, o risco de contraírem durante a gestação, uma doença chamada MICROCEFALIA, fazendo com que os bebês nasçam com o crânio menor que o normal, podendo inclusive ocasionar a morte!
Ninguém da Secretaria de Saúde do Município manifestou-se a respeito, mostrando total indiferença a um caso que assusta a todos.
Tenho uma admiração muito grande pelo médico Dr. Estevão Vale, ex-secretário de saúde de Massapê e hoje vereador, Dr. Estevão Vale, que sabendo do risco que estamos correndo e dos problemas que poderemos vir a adquirir, assim manifestou-se na sua página do facebook:


  Estevao Vale
7 h
ALERTA A TODAS AS GESTANTES E MULHERES QUE PENSAM EM ENGRAVIDAR
Há uma quase certeza da associação de bebês com microcefalia e a infecção pelo vírus da zika durante a gravidez.
A zika é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue.
Principalmente em Massapê onde a infestação pelo Aedes aegpty é alarmante e há relatos de incontáveis casos de zika oriento as seguintes recomendações:
- Quem estiver pensando em engravidar deveria adiar esse sonho até que esse surto de zika seja ao menos atenuado e que os casos de microcefalia sejam melhor estudados;
- possivelmente os casos mais graves acontecem quando a grávida contrai o vírus no início da gravidez o que significa que ficar grávida agora é um risco real.
- as grávidas, mesmo com nosso calor, devem usar roupas mais longas possíveis. E o uso de mosquiteiros e de repelentes é recomendado.
- O uso de repelentes a base de DEET (dietiltoluamida) em torno de 10% é permitido nas grávidas. No mercado as marcas principais são off, autan entre outras
-aplicar apenas nas partes de pele descobertas e nas roupas conforme as indicações do fabricante, nunca devendo ser aplicado sobre a pele coberta por roupas; - não aplicar sobre ferimentos, alergias e irritações da pele; - nunca aplicar diretamente no rosto (aplique nas mãos e espalhe na face) nem aplicar nos lábios, olhos e mucosas; - lavar as mão após aplicar para evitar contatos com os olhos e ingestão acidental; - crianças não devem manipular repelentes.
- as ações contra o mosquito da dengue como os cuidados com os recipientes que podem acumular água inclusive em lixeiros, quintais e residências devem ser intensificados.
-cobrar dos vizinhos e das autoridades as atitudes corretas.
Cada um fazendo sua parte poderemos evitar que nasçam bebês com esse tão grave problema.

Todo cuidado é pouco; não podemos calar diante desse perigo que nos ameaça. Algo tem que ser feito e COM A MÁXIMA URGÊNCIA, sob pena de termos que chorar a perca de entes queridos, como já fizemos antes.

A SAÚDE DE MASSAPÊ, INFELIZMENTE ESTÁ SEM CONTROLE, SEM RUMO....
ATÉ QUANDO SUPORTAREMOS ESSE DESCASO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário