Papo agradabilíssimo com o empresário Fernando Antonio |
Como sempre, Fernando Antonio não FUGIU DA RAIA e, quando convidei-o para essa entrevista, respondeu sem pestanejar: "JORGE COSTA, ESTOU PRONTO PARA LHE RECEBER A HORA QUE VOCÊ MARCAR, COMO TAMBÉM PRONTO, PARA LHE RESPONDER O QUE VOCÊ ME PERGUNTAR!"
O convite foi feito ontem; hoje pela manhã, em seu próprio escritório na FARMÁCIA NOVA, sentamos, conversamos por mais de meia hora e, a conversa, você, vai tomar conhecimento AGORA, NA ÍNTEGRA:
JC - Fernando, antes de qualquer pergunta, gostaria de agradecer-lhe a forma com a qual tem me tratado ao longo de todos esses anos, sempre solícito e bastante atencioso conosco. É um prazer renovado sentar e conversar com você mais uma vez; sinta-se a vontade para abraçar a todos massapeenses através de nosso blog; bom dia!
FA - Bom dia Jorge Costa; a satisfação em recebê-lo para mais um bate-papo, é nossa; você sabe do carinho que tenho por você, por sua família, além da admiração que também tenho pelo seu trabalho; você, com uma simplicidade incrível, consegue fazer com que seu blog continue merecendo a credibilidade dos massapeenses, porque é um blog diferente; muito bem redigido; você escreve com maestria e é um blogueiro que não tem RABO PRESO, mesmo quando recebe salário de alguém, não deixa de redigir aquilo que é verdade, doa a quem doer.
Quero lhe agradecer a oportunidade de mais uma vez poder abraçar aos massapeenses através do seu blog e pronto para lhe responder o que me perguntar.
JC - Muito bem; vamos começar lá por trás, 2012...Campanha para prefeito; Fernando, à época, nem sonhava com aquela candidatura; foi CANDIDATO DE ÚLTIMA HORA PELO PSDB. Faltavam apenas 3 meses para as eleições; a outra coligação, estruturada, sedenta pelo Poder; vinha de 4 derrotas seguidas e aí, você pegou o barco andando e perdeu as eleições, EMBORA TENHA FEITO UMA CAMPANHA MEMORÁVEL; falam da eleição do MILHÃO CONTRA O TOSTÃO. Após a derrota, por uma maioria superior a 1000 votos, Fernando Antonio pensou em desistir da política?
FA - De forma alguma Jorge; diante daquela derrota, eu me considero um vitorioso; eu amadureci, eu tive o prazer de conhecer toda Massapê, muitas pessoas, as mais diferentes possíveis. E outra: A maioria de mil e poucos votos, representou apenas 4% do eleitorado; foi uma campanha acirradíssima, onde infelizmente o poder do dinheiro falou mais alto.Não podemos esquecer que eu fui candidato do PSDB que há 16 anos estava no poder; havia o que a gente chama de desgaste normal, onde a gente não podia entrar com PROMESSAS MENTIROSAS, prometer pra não cumprir; A Prefeitura vinha atravessando uma dificuldade financeira, sem condições de nos apoiar com a sua estrutura; eu era sabedor disso; o prefeito João Pontes passou tudo isso pra gente; eu e Cori sabíamos das dificuldades que iríamos encontrar e mesmo assim, decidimos, pelo bem do Partido, irmos pra disputa, usando recursos próprios; fizemos uma campanha linda e barata, onde vivemos momentos emocionantes que ainda hoje eu gravo na minha memória. Olha Jorge Costa, eu fiquei tão grato, que eu comecei minha campanha pra 2016, após o primeiro dia que eu perdi as eleições. Quero lhe dizer também Jorge, que nunca me senti abatido com a derrota; dizer que nunca fiz de nenhum adversário político, um inimigo pessoal. Eu tenho consciência Jorge, que a gente pode até trabalhar juntos para o bem de Massapê. Tenho certeza que EU POSSO MOSTRAR QUE AINDA SOU O MELHOR CANDIDATO DO PSDB à Prefeitura de Massapê. Não quero ser candidato empurrado de goela abaixo; quero ser o candidato do povão de Massapê e seja o que Deus quiser!
JC - Ainda sobre 2012; Fernando, ficou algum arranhão seu com a cúpula do PSDB. Foram muitas as pessoas ligadas a você que quiseram crucificar o Luiz Pontes, o Jilsim, o João Pontes; isso, por conta da sua derrota. O que você tem a dizer sobre isso?
FA - Jorge, eu já lhe confessei toda essa história em outra oportunidade e se não me engano, você até postou no seu blog: "DA CAMPANHA DE 2012 NÃO FICOU UM SÓ ARRANHÃO MEU COM QUEM QUER QUE SEJA DO PSDB! TUDO QUE FICOU ACORDADO ENTRE EU, CORI, LUIZ, JILSIM E JOÃO PONTES, TUDO FOI CUMPRIDO.
O SENADOR LUIZ PONTES NÃO DEIXOU UMA SÓ VÍRGULA A DESEJAR; AJUDOU DO JEITO QUE NOS PROMETEU!"
Foram muitas as pessoas que vieram até a mim, querendo jogar a culpa no Luiz, no João, no Jilsim, e em todos os momentos eu mostrei que ELES NÃO TIVERAM CULPA ALGUMA; SEMPRE PROCUREI FALAR BEM DO LUIZ DO JOÃO PONTES E DO JILSIM, COMO FAÇO ATÉ HOJE.
O Luiz trabalhou, participou dos arrastões, esteve sempre presente; trouxe sua família, enfim, CUMPRIU TUDO QUE NOS PROMETEU!
O João Pontes, também esteve conosco, embora tivesse me avisado que a Prefeitura não tinha condições de entrar no jogo. E eu já sabia porque ele havia me dito; como é que eu poderia ficar chateado com o João Pontes? De jeito nenhum...
Quanto ao Jilsim, que eu considero o GRANDE LÍDER DO PSDB EM MASSAPÊ; toda vida foi do PSDB, como eu; toda vida fui desse Partido; nunca fui filiado a outro partido; fui eleito vereador pelo PSDB e continuo no PSDB e tenho o JILSIM COMO MEU LÍDER AQUI EM MASSAPÊ. O Jilsim foi muito importante na nossa campanha. Eu tenho várias imagens marcantes do Jilsim naquela campanha; uma delas, lembro, na fazenda do irmão dele, Dr. Mauro Jânio; a gente teve uma reunião até 3 horas da manhã; saíamos de lá cansados, mas quando era 7 horas da manhã, já estava o Jilsim me ligando pra gente recomeçar os trabalhos. Então Jorge Costa, eu sou muito grato ao Jilsim por tudo isso. Eu sei do desgaste físico que tomava conta da gente, mas o Jilsim nunca esmorecia e aquele jeito dele, organizando tudo, sempre correndo pra cá e pra lá, sanando todos os problemas com maestria, dava-nos forças para continuar a luta. Então Jorge, eu sou muito grato a ele; sem nenhuma demagogia, adoro o Jilsim e lhe digo com toda sinceridade do mundo: NÃO TENHO O QUE RECLAMAR DE NENHUM DESSES LÍDERES QUE CITEI, POR CONTA DA MINHA CAMPANHA PRA PREFEITO!
JC - Fernando uma pergunta que não poderia deixar de fazer: O BLOG DO MEU AMIGO AMADEU RUBENS PUBLICOU NESSES DOIS ÚLTIMOS DIAS QUE VOCÊ É PRÉ-CANDIDATO DO PSDB À PREFEITURA DE MASSAPÊ. Bom, todos sabem que a CÚPULA TUCANA esteve em Massapê há 15 dias, visitou o Centro Comercial; o Luiz esteve com você aqui na Farmácia; foram aos distritos e pelo que me consta, você não participou dessas visitas, mesmo sendo uma das maiores lideranças do PSDB em nossa cidade. Você pode me explicar os motivos? Você conversou com alguém do PSDB a respeito de sua pré-candidatura?
FA - Jorge, eu acredito que isso deve-se a RESQUÍCIOS AINDA DAQUELA CONVENÇÃO DO PSDB no Centro Social Massapeense, quando na oportunidade, eu me pronunciei dizendo que iria trazer um outro candidato a deputado Federal pra ser votado em Massapê. A minha intenção naquela época era trazer um candidato diferente, até para testar como estava a minha popularidade após as eleições de 2012; eu queria saber se ainda podia contar com o voto do povão.
Resolvi apoiar o Moses Rodrigues; e lhe garanto que eu trouxe o Moses para somar numa campanha vindoura. Eu tinha o compromisso dele de me ajudar, caso eu saísse candidato a prefeito de Massapê em 2016. Tenho sempre mantido contato com o agora deputado federal Moses; ele continua atendendo as nossas reivindicações; vai nos apoiar se formos candidato do PSDB à Prefeitura de Massapê; então Jorge, foi esse o meu intuito, somar. Agora, eu acredito que não me convidaram a participar dessas visitas porque estavam acreditando que eu queria SEGUIR UMA CARREIRA SOLO(como fazem alguns cantores famosos de bandas famosas); AÍ É QUE EU CONSIDERO UM GRANDE ERRO DELES. Eu nunca pensei em caminhar sozinho; eu nunca pensei em deixar o meu PSDB. Se acharam isso, se enganaram redondamente. Sou do PSDB e vou continuar no PSDB; nós da oposição, temos grandes chances de vencermos a próxima eleição; temos de ter consciência que nós precisamos nos unir; unir toda a oposição, se quisermos vencer as eleições em 2016; caso contrário, não conseguiremos derrotar o atual sistema.
Quanto a não terem me convidado a participar dessas visitas, eu fiquei chateado, mas até entendo a posição de alguns. Teve o problema da eleição do Moses; eu mostrei que tenho muitos amigos; foram mais de 4.000 votos; eu até soube que teve gente de dentro do PSDB que disse que NÃO PODIAM DEIXAR EU CRESCER...Só que esqueceram de dizer que eu QUERO REALMENTE CRESCER, MAS QUERO CRESCER DENTRO DO PSDB, JUNTO COM OS NOSSOS AMIGOS DO PSDB.
Um outro detalhe que eu ia esquecendo Jorge, é que tivemos também um problema por conta da eleição da presidência da Câmara; eu só tinha o voto do Igor; eu não tinha os votos dos demais. O Igor, estava também trabalhando a possibilidade de ser candidato; nós soubemos que depois das eleições de governador, senador e deputados, o PSDB reuniu-se várias vezes para discutir e trabalhar a eleição da Câmara; eu não participei de nenhuma reunião; já na reta final, faltando poucos dias para a eleição, vieram me procurar; e quando vieram me procurar, vieram pedir apenas o voto do Igor; não vieram pedir pra eu somar, pois eu tenho certeza que, se eu tivesse junto nessas reuniões, eu conseguiria alguns outros votos e nós teríamos feito a Presidência da Câmara, independentemente ser o Igor candidato ou não. Nós iríamos eleger o candidato mais preparado e que tivesse o apoio do meu Partido, o PSDB.
O pior nessa história da Câmara Jorge, é que apesar de virem pedir o meu apoio, disseram que não precisavam do voto do Igor; ora, quando me disseram isso, então resolvi lavar as mãos e não me meter nessa eleição e deixar que esses quatro vereadores pudessem mostrar a força que tinham. Tem mais: O Igor, é meu sobrinho, mas ele não é meu correligionário político; ele pertence a um outro partido. O pai dele, Mauro Luiz, é meu irmão; quando o Fernando Antonio foi candidato a prefeito, o Mauro Luiz veio votar no Fernando Antonio, irmão dele; não veio votar no PSDB. O Mauro Luiz tem o Partido dele, tem a liderança dele, já foi vereador, é diretor-presidente de uma emissora de grande audiência; tem serviços prestados em Massapê, então ele tem a independência dele.
O que eu quero garantir é uma coisa: Eu sendo candidato do PSDB, TODOS MEUS IRMÃOS, MEUS PAIS, MINHA FAMÍLIA, TODOS ESTAREMOS JUNTOS EM BUSCA DA VITÓRIA!
JC - Bom, você esqueceu de responder se manteve contato com alguém do PSDB a respeito das eleições de 2016. Essa conversa tem que sair até 30 de setembro, por conta da filiação partidária; Você, caso não tenha seu nome garantido como pré-candidato a prefeito em 2016, continua no PSDB ou vai alçar outros vôos?
ESSA AÍ E OUTRAS, VOCÊ CONFERE APENAS AMANHÃ, LOGO CEDINHO EM NOSSO BLOG.
É O QUE FALEI: A ENTREVISTA FOI COMPRIDA DEMAIS; ESTAMOS APENAS NA METADE...TEM TANTA COISA SURPREENDENTE AINDA.
PACIÊNCIA E OBRIGADO PELA ATENÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário