Irmão Edvan(secretário) e Édson(presidente) |
A comunidade massapeense recebeu com muita alegria, a notícia que A COOTMAM está com NOVA DIREÇÃO. Foram eleitos na última quarta-feira os novos dirigentes dessa Cooperativa que há 5 anos, é responsável pelo transporte de passageiros de Massapê a Sobral e vice-versa.
No início, tudo foram flores; carros novos, organização, pontualidade...Passados 2 anos, aí a coisa mudou, e mudou pra pior, e muito. Carros caindo aos pedaços, superlotação, acidentes, enfim, tudo de ruim que uma permissionária podia oferecer a seus clientes, A COOTMAM estava oferecendo. Resultado desse desastre administrativo: Toda a diretoria foi afastada das funções, inquéritos policiais, mandatos de busca e apreensão e o final de um ciclo que só prejudicava àqueles que precisavam se deslocar à Sobral.
Com a eleição da nova diretoria, surge uma esperança de um novo serviço, um serviço de qualidade, tão almejado pelos massapeenses.
Conversamos ontem à noite com o presidente eleito, Sr. Édson e, reproduzimos para os senhores essa conversa:
JC - Édson, tenho um enorme prazer de conversar com você e parabenizá-lo pela eleição de presidente da COOTMAM; explique pra gente como se deu essa eleição e o que você espera com esse novo desafio?
E - Meu amigo Jorge Costa, feliz fica eu em poder conversar com você; tenho uma grande admiração pelo seu trabalho de jornalista; um trabalho imparcial, sempre buscando levar a seus ouvintes e leitores, aquilo que realmente interessa à população.
Bom Jorge, como você bem frisou, é sim UM GRANDE DESAFIO. Assumir uma presidência da forma que assumimos, é ter coragem e acreditar muito que com trabalho e parceria, conseguiremos superar todas as dificuldades. Nossa missão aqui Jorge, é prestar um serviço de qualidade à população, coisa que não estava acontecendo; é honrar os compromissos, pois temos muitos pagamentos em atraso, com órgãos do governo, com credores...O que aconteceu com a antiga diretoria, é um problema que está nas mãos da justiça; não vamos entrar no mérito da questão, mas nós estamos aqui para dizer aos massapeenses e a todos que usam nosso serviço, que, nós vamos trabalhar diuturnamente para resgatar a credibilidade da COOTMAM; vamos colocar as coisas em ordem e inclusive criarmos um espaço, onde a população vai poder administrar conosco, dando sugestões em como melhorarmos o serviço, emitindo críticas, e temos certeza que não vamos decepcionar.
Jorge, as dificuldades são grandes; além da montanha de dívidas, nós também nos preocupamos com os pais de família, cooperados da COOTMAM ; muitos pediram pra sair e nós temos que pagar a todos eles pelos serviços prestados à nossa empresa...É um sacrifício grande; só quem acredita que pode vencê-lo, tem a coragem de assumir esse desafio.
Nós estamos ressurgindo das cinzas...
JC - Como você analisa esse recomeço? Antes, filas intermináveis; atropelos, um empurra-empurra sem fim; passageiros demais e carros de menos...Já mudou alguma coisa de quarta-feira pra cá?
E - Mudou Jorge; continuar do jeito que estava, não tinha condições. A gente sofria junto com a população, mas não podia fazer nada, já que o poder era centralizado nas mãos de alguns; hoje não; hoje, nós estamos descentralizando esse poder. Antes, se trabalhava com um caixa único, onde todo o dinheiro ia para as mãos da antiga diretoria; esse dinheiro era para honrar os compromissos e as sobras para serem rateadas; nada disso era feito e com isso não estava havendo um funcionamento homogêneo da Cooperativa. Pra você ter uma idéia, antes tínhamos carro sobrando e não tínhamos motoristas; o pessoal, por não receber seus pagamentos direitinho, não queria trabalhar. No momento que nós mudamos o modo de trabalhar, a coisa começou a dar certo. Hoje, cada sócio administra seu carro, juntamente com seu parceiro, outro motorista ou trocador, além de acolher os funcionários da COOTMAM que estavam desamparados. Muitos acordos estão sendo costurados, que, acreditamos, vai dar tudo certo.
No momento, além de termos essa preocupação, estamos tentando regularizar nossa situação junto aos órgãos que nos dão permissão para rodar, como a SEFAZ, a ARCE, que é a Agência Reguladora desse serviço, como também a outros órgãos do governo, como a Receita Federal, pois nós temos pendências a serem quitadas. Na hora que nós regularizarmos tudo isso, nós vamos chamar funcionário por funcionário, e vamos pagar a todos bem direitinho. Quero apenas pedir a esses funcionários um pouquinho de paciência. Nós vamos honrar todos esses compromissos, pois todos são pais de famílias, mães de família, inclusive tem uma colega que eu considero uma grande amiga, que é a Mara, pois ela já nos procurou e nós pedimos somente isso a ela e aos outros: Paciência!
JC - Édson, deixe-me insistir na pergunta: Como foi que vocês conseguiram acabar com aquelas filas? Como é que está sendo o abastecimento dos carros, as passagens...
E - Sim Jorge, eu ia explicar; bom, nós estamos rodando com mais carros. Se antes rodavam 5 carros, hoje estamos rodando com 10 carros na linha Massapê/Sobral. Não falta carro, você pode prestar atenção. Estamos tendo o maior cuidado para não deixarmos o passageiro sem carro, nem aqui, nem em Sobral.
As passagens já estão sendo vendidas nos blocos; cada motorista, é responsável por esse bloco; no final do dia, a gente presta contas das passagens emitidas e o motorista já nos paga os tributos; temos que pagar INSS, PIS E COFINS; temos que pagar todos os impostos. Além disso Jorge, cada motorista, paga ao final do dia, uma diária para a administração, para a manutenção das outras despesas; tá tudo bem controlado; ninguém tá reclamando de nada, além do serviço ter melhorado, pois você não vê mais aglomerações de pessoas, todas se matando para pegar um carro.
Você pode prestar atenção Jorge, que nunca mais você viu um carro da COOTMAM quebrado no meio da estrada; cada motorista tá tendo o cuidado com seu carro; trocando pneus, refazendo motor; os carros estão tendo zelo. Você pode observar que dentro dos carros já colocamos os telefones da Agência Reguladora, do DETRAN, do motorista e do trocador, para que qualquer coisa de errado, você possa ligar e denunciar.
Olha Jorge, além dos 10 carros que estão rodando, estamos consertando mais 3 que, daqui até junho estarão também rodando; aí é que o serviço vai melhorar.
Estamos também com as linhas até Martinópoles, passando por Senador e Uruoca e também a linha do Mirim. Vamos por a casa em ordem, pode ter certeza.
Um detalhe que eu esqueci: Todo massapeense pode ficar tranquilo quanto ao horário das 22 horas lá em Sobral; pode ter certeza que esse horário vai ser respeitado. O último carro, só sai de Sobral as 22 horas.
JC - Sim Édson, diga pra gente, os nomes dos atuais dirigentes eleityos da COOTMAM.
E - Bom, como presidente, sou eu; meu nome é Francisco Édson Sales Silva; vice-presidente: Antonio Pinto; tesoureiro: Edilberto; Secretário: Irmão Edvan e o Dourado, que é Diretor de Transporte, é o homem responsável pela boa manutenção dos veículos. Nós fomos eleitos de forma unânime; somos 32 cooperados; participaram da eleição 27; faltaram apenas 5, e nós tivemos 27 votos.
JC - Édson, passe aí pra gente o horário de funcionamento da COOTMAM. Que horas sai o primeiro carro e a que horas temos o último carro?
E - O primeiro carro sai 5 horas da manhã, daqui pra Sobral e o último sai também daqui de Massapê, as 9 horas da noite. Já de Sobral pra cá, o último carro só sai as dez da noite, isso, diariamente.
Nos feriados e finais de semana, a única coisa que muda é o início dos trabalhos; em vez de começarmos as 5 horas da manhã, começamos as 6 horas; mas, o último carro, sai de Sobral as 10 da noite.
JC - Tudo bem Édson, estamos satisfeitos; parabéns e sucesso frente a esse novo desafio.
E - Jorge, queria agradecer aos companheiros de trabalho que nos apoiaram nessa luta, que confiaram no nosso nome e agradecer também a população que está nos apoiado e até nos parabenizado nesses primeiros dias. Temos sido elogiados principalmente pelo pessoal que trabalha à noite, no Hospital Regional, na Santa Casa, nos Supermercados, eles que precisam tanto o nosso serviço de 22 horas. Agora eles estão tranquilos, pois sabem que nós estaremos nesse horário, lá no ponto.
Uma coisa que quero deixar bem clara: Todo mes vai ser feita uma prestação de contas, e essa prestação de contas vai ser publicada pra toda população tomar ciência de como foi gasto o dinheiro arrecadado com a venda das passagens. Quero um trabalho transparente e limpo.
A população pode acreditar na gente; nós vamos melhorar o serviço.
Obrigado a você também por estar nos apoiando nesse inicio de administração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário