Muitos são os amigos, principalmente os apaixonados por POLÍTICA PARTIDÁRIA, que, vez por outra, procuram-me na intenção de saber minha opinião a respeito do ATUAL QUADRO POLÍTICO em nossa querida Massapê. Pois bem, quem já me conhece, sabe que sempre TIVE PREFERÊNCIA pela política praticada pelo antigo MDB(Nossa Modebra); foi lá que nasci, cresci e amadureci politicamente. Era fã incondicional de OZIRES PONTES, CHAGAS VASCONCELOS, IRANILDO PEREIRA, ULISSES GUIMARÃES...Porém, sempre tive bons amigos de partidos contrários ao meu MDB. Beto Lira, Zé Maria Azevedo, Chico Lopes, Jacques Albuquerque, sempre foram meus amigos; os três primeiros já não estão mais aqui; Jacques sim, e, pode testemunhar que embora estivéssemos afastados politicamente durante esses quase 30 anos, nunca deixamos de ter um carinho recíproco, até porque, somos primos uma banda(rsrsrsr).
É já que chego no que me foi perguntado; mas antes, estou tentando mostrar aos senhores a minha trajetória na política e o motivo pelo qual, NUNCA CONSEGUI AGRADAR aos caciques de ambas as facções da terrinha.
Acompanho a política massapeense, desde 1970; naquela época, já tinha 16 anos, não votava, mas não perdia um comício, sempre com UM GRAVADORZINHO AIKO a tiracolo, para gravar os discursos dos meus ídolos. Sempre fui um apaixonado pela política; hoje, essa paixão já não mais existe; foram tantas decepções vividas ao longo desses últimos 20 anos, que, permitiu-me até VOTAR NO LULA quando de sua reeleição; o arrependimento foi grande, porém tardio. Acreditava que Lula era o cara; dizia que, "DESSA VEZ O BRASIL VAI PRA FRENTE!" Ledo engano; corrupção e escândalos estouraram de todos os lados, atingindo inclusive a presidenta Dilma Rousseff.
Meu primeiro voto ocorreu em 1972; naquele ano, o meu MDB quase nem existia; aqui, mandava e desmandava a TODA PODEROSA ARENA; Chico Lopes e Betão comandavam a ARENA 1, enquanto Zé Maria Azevedo, a ARENA 2. Eram eles os favoritos; de um lado Chico Lopes, do outro Zé Maria; O MDB, apesar de ter vencido a eleição anterior com o Dr. Miguel Enéas, estava aos pandarecos; tanto é verdade que os 2 candidatos favoritos à Prefeitura pertenciam a ARENA.
MESMO SABENDO QUE A PISA SERIA ENORME, votei na MINHA MODEBRA; ora, não tínhamos ninguém; éramos UM PARTIDO NANICO, sem chances de eleger sequer um vereador; meu primeiro voto, minha primeira derrota eleitoral.
Veio 1976; mais uma vez a ARENA destacava-se. Dessa feita, o embate seria entre BETÃO e ZÉ MARIA AZEVEDO; O MDB, correndo por fora, sem chances de nada...
Lembro que naquele tempo, já professor, lecionava de forma particular para dois filhos do BETÃO, o Kennedy e a Betinha. Todos os dias lá estava eu, na garagem(servia como sala de aula), tentando dar o melhor que tinha para a aprendizagem dos filhos do Betão; e, todos os dias, eu conversava com o Beto sobre política; ele, sempre acreditando que TERIA MEU VOTO, em virtude da amizade e do convívio diário; INFELIZMENTE NÃO VOTEI NO BETÃO; levei outra surra, mas nem por isso perdi a amizade dos vencedores, nem a esperança de que um dia MEU MDB governaria Massapê.
Após duas derrotas seguidas, Zé Maria Azevedo desistiu de ir para uma terceira disputa; resolveu acabar com a ARENA 2 e unir seu grupo ao MDB. Foi aí que surgiu UM CAMINHONEIRO, FILHO DO CALÓ E IRMÃO DO PADRE JOÃO. O que antes parecia impossível, tornou-se real; de NANICO, O MDB PASSOU A SER UM GIGANTE e derrotou a PODEROSA ARENA DOS CORONÉIS! Foi minha primeira vitória nas urnas; a mais gostosa, a mais suada...
Com Nilson Frota prefeito, fui convidado a trabalhar na Prefeitura; cinco anos se passaram e em 1987, Nilson foi afastado do cargo, assumindo a prefeitura, MEU SAUDOSO TIO WALDEMAR COSTA. Apesar de ter um relacionamento maravilhoso com o então prefeito, até porque era meu tio, não demorou muito e fui demitido; motivo: Não votaria no seu candidato a prefeito, justamente meu amigo Jacques Albuquerque, que além de eleito, elegeu o sucessor, o então jovem Robério Júnior.
Fiquei longe do PODER durante os 8 anos que Massapê foi governado por Jacques e Robério.
Nova eleição e aí, Nilson Frota ressurge das cinzas e ganha a prefeitura novamente. Mais uma vez, volto a trabalhar com Nilson; e, o que aconteceu comigo na administração do Tio Waldemar, voltou a ocorrer na administração do Nilson; fui demitido porque não aceitava votar em um de seus candidatos a deputado.
Passados 4 anos, Nilson é reeleito e mais uma vez fui convidado a trabalhar com ele; e mais uma vez fui demitido, novamente porque não votava com seu candidato a deputado.
Nilson foi prefeito três vezes; trabalhei nos seus três mandatos e fui despedido também em todas as oportunidades. O motivo era o mesmo: Não concordava com os candidatos apresentados pelo prefeito, embora não votasse nos candidatos da oposição.
É chegada a vez de João Pontes; trabalhava na Rádio Tropical, de propriedade do ex-senador Luiz Pontes, líder maior do JÁ PSDB em Massapê.
Na campanha de João Pontes, fui responsável na publicação de um JORNAL que fez o maior sucesso; Paulo Roberto e eu, éramos os principais respónsáveis para tornar João Pontes, UM PONTES TOTALMENTE DESCONHECIDO, EM UM PONTES DA GEMA; conseguimos e João foi eleito prefeito de Massapê. Ainda no primeiro mandato de João Pontes, TAMBÉM FUI DEMITIDO; motivo: mesmo trabalhando na Prefeitura e na Tropical, NÃO CONCORDAVA com algumas coisas erradas que ocorriam na administração; como exemplo, posso citar aquele TERRÍVEL PROJETO LEI QUE CRIOU A FAMIGERADA TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA! Fui contra, fiz campanha no rádio...Não teve como continuar trabalhando a administração de JP.
Veio a reeleição de João Pontes e lá estava eu novamente; trabalhando na campanha e na prefeitura; NOVA DEMISSÃO...E essa, a mais dolorosa; justamente quando pensei que teria meu trabalho reconhecido, recebi a BOA NOVA da boca do meu chefe imediato Paulo Gilson Farias Rosendo; mesmo assim, NUNCA ME INTRIGUEI DE NINGUÉM E NUNCA NOS AFASTAMOS.
Tô contando isso para os senhores, apenas para mostrar-lhes QUE MESMO SUPER LIGADO AOS PONTES, NUNCA DEIXEI DE TER MINHA OPINIÃO FORMADA E RESPEITADA!
DEIXAR O PODER, VÁRIAS VEZES DA FORMA QUE DEIXEI, POUCOS SÃO AQUELES QUE TÊM ESSA CORAGEM E ATITUDE! O melhor de tudo é que NUNCA FICAMOS INIMIGOS. Sempre votei conforme minha consciência; prova maior disso, foi TER VOTADO NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES NO AMIGO JACQUES ALBUQUERQUE, MEU QUASE ETERNO(rsrsrsr)ADVERSÁRIO POLÍTICO;
Essa minha atitude, mais uma vez afastou-me periodicamente da cúpula tucana, mas APROXIMOU-ME DA MINHA FAMÍLIA; SILVIA, esposa de Jacques é uma prima mais que querida; KELVYA, sua filha, uma menina DO CORAÇÃO MAIOR QUE O CORPO e que nunca tínhamos sentado pra conversar...JACQUES, ah, esse aí já era um VELHO E QUERIDO AMIGO DA DÉCADA DE 70; DISPENSA COMENTÁRIOS!
Acredito ter sido claro.
Mas, a respeito da pergunta a mim feita sobre O ATUAL QUADRO POLÍTICO, diferente do que ACREDITAM ALGUNS ESPECIALISTAS AGREGADOS AO PODER, vejo que A OPOSIÇÃO TEM GRANDES CHANCES DE VITÓRIA, caso parta coesa! Já falei isso "n" vezes, coisa que ALGUNS TUCANOS NÃO CONCORDAM!
Vejo o atual prefeito com SÉRIAS DIFICULDADES ADMINISTRATIVAS E POLÍTICAS, mas, AINDA ACHO QUE ANTONIO JOSÉ, com tudo de ruim que se vem falando de sua administração, é, NO MOMENTO, O GRANDE FAVORITO NAS ELEIÇÕES DE 2016; ESTÁ COM A MÁQUINA NA MÃO; TEM OS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL A SEU FAVOR AINDA POR CIMA, A FALTA DE DIÁLOGO ENTRE SEUS PRINCIPAIS ADVERSÁRIOS, O PSDB E O PMDB!
Enquanto A OPOSIÇÃO apenas reclama, não senta pra conversar, pra traçar planos, pra DAR UM RUMO AO PROJETO DE REAVER A PREFEITURA, o prefeito vai consertando os erros, buscando o que havia perdido e aí, quando forem cuidar, A VACA JÁ TEM IDO PRO BREJO!
Essa é a nossa opinião; GOSTE QUEM GOSTAR!
Nenhum comentário:
Postar um comentário