Quem pensa que não publiquei essa matéria antes foi porque não quis, engana-se redondamente; é que durante todos esses dias, busquei nos meus arquivos(QUASE TODOS DELETADOS CRIMINOSAMENTE DO MEU SITE) e até no Google, imagens que permitissem-me lembrar FATOS HISTÓRICOS de nossa Massapê; infelizmente encontrei muito pouco. Mas, com esse pouco que encontrei, decidi fazer a parte 2 da matéria ALIANÇAS DISCUTIDAS.
Bom, nessa últimas semanas, temos vistos ELOGIOS E CRÍTICAS com O NOVO RUMO que a política massapeense tem tomado, principalmente quando se fala NUMA POSSÍVEL ALIANÇA PMDB/PSDB, aliança essa que TEM ASSUSTADO MUITA GENTE, inclusive merecendo da parte de pessoas ligadas a ATUAL SITUAÇÃO, críticas veementes ao comportamento de Jacques Albuquerque e Nilson Frota, prováveis aliados nas eleições de 2016!
Todo mundo sabe que Nilson e Jacques FORAM ADVERSÁRIOS HISTÓRICOS; se amanhã estarão no MESMO BARCO, só quem não conhece a política massapeense, ou não morava aqui, consegue chegar ao ponto de ficar admirado ou até mesmo inconformado.
Voltemos ao tempo:
Em 1962, tínhamos uma DISPUTA ACIRRADÍSSIMA entre dois Partidos em Massapê: UDN e PTB; naquela época, os eleitores podiam votar num CANDIDATO A PREFEITO DE UM PARTIDO E NO CANDIDATO A VICE DO OUTRO PARTIDO.
Por conta dessa Lei. FORAM ELEITOS, MARIA LUIZA PONTES - UDN(Esposa do também saudoso Dr. Aurimar Pontes) para prefeita
e o inesquecível BETO LIRA, vice-prefeito - PTB. Com isso, tornaram-se ALIADOS; ocorre que Maria Luiza adoeceu, teve que renunciar e aí o BETÃO ASSUMIU A PREFEITURA.Passaram-se apenas 2 anos e já em 1966, não mais existia UDN, PSD, nem tampouco PTB; restou ARENA E MDB. Betão retornou ao antigo ninho, ficou contra o MDB, filiou-se a ARENA e elegeu o VELHO CORONEL CHICO LOPES, uma das figuras lendárias de nossa terra.
Prestem atenção: ESSA ALIANÇA ENTRE MARIA LUIZA E BETÃO, foi imposta pelo povo, ainda nas eleições. Após eleitos, prefeita e vice, respectivamente, tornaram-se aliados; NÃO DUROU 2 ANOS ESSA ALIANÇA!
Vamos pra frente; tivemos eleições em 1970(MANDATO TAMPÃO), onde o DR. MIGUEL ENÉAS DA SILVA foi eleito;
assumiu em 71, governou até 72, onde mais uma vez Chico Lopes voltou à Prefeitura, governando-a até 1976.
Deixem-me fazer uma observação importante nessas duas eleições: 1972 e 1976.
Nessa época SURGIU O CICLO DOS CORONÉIS, e logicamente o MDB QUASE ACABA; ficou lá só quem realmente AMAVA A VELHA MODEBRA. E aí em Massapê, a disputa ficou entre ARENA I E ARENA II. A ARENA I, sob a batuta de Beto Lira e Chico Lopes; a ARENA II, comandada por Zé Maria Azevedo. O MDB era apenas um SIMPLES FIGURANTE; nas eleições acima citadas, não conseguiu 20% dos votos. Muito bem; ZÉ MARIA AZEVEDO
![]() |
| Zé Maria quando Prefeito sendo entrevistado pelo radialista Clerton Viana(ambos falecidos) |
![]() |
| Zé Maria, Fernanda, Dona Ialomita, Prefeito Nilson Frota, Dona Cerly e Jilsim |
Um outro detalhe que pouca gente percebeu: Zé Maria era DETENTOR DO 2º MAIOR GRUPO POLÍTICO DA TERRINHA; UNIU-SE AO NANICO MDB, INDICOU A VICE(No caso o meu tio Waldemar Costa) e fez com que o MDB ressurgir-se das cinzas!
Continuemos: Ainda no mandato de Nilson Frota, 1983/1987, houve O ROMPIMENTO DOS ALIADOS NILSON E WALDEMAR;
com esse rompimento, Waldemar assumiu a prefeitura, voltou à VELHA ARENA, que passou a ser PDS e elegeu o sucessor, no caso, JACQUES ALBUQUERQUE.
![]() |
| Meu querido Tio Waldemar Costa |
Vejam QUANTAS ALIANÇAS E QUANTOS ROMPIMENTOS tivemos de 1962 até 1987.
A partir da eleição de Jacques em 1988, aí foi que O VAI E VEM de políticos PRUM LADO E OUTRO FOI GRANDE(gostaram do PRUM? rsrsr).
Mas vamos lá; SÓ PRA REFRESCAR A MEMÓRIA DOS ESQUECIDOS OU DOS QUE NÃO CONHECEM A POLÍTICA DE MASSAPÊ: Quando o JACQUES ALBUQUERQUE foi eleito,
sabem quem era o seu vice? DR. AURIMAR PONTES! Pois é; DR. AURIMAR PONTES,
IRMÃO DE OZIRES PONTES E TIO DO EX-SENADOR LUIZ PONTES, talvez um dos maiores adversários de Jacques em todos os tempos. Peraí; tem mais: Lembram dos vereadores eleitos? Lembram não? Pois lá vai:
![]() |
| Jacques Albuquerque |
![]() |
| Dr. Aurimar Pontes |
Naquele ano, a Câmara Municipal de Massapê era composta por 15 vereadores;O PDS, partido de Jacques fez 09; eis a relação:
02. Messias Arruda Vasconcelos
03. José Aurimar Carneiro Lira(Mazim Lira)
04.Francisco Olnando Catunda de Aguiar(Chico Olnando)
05. Manoel Messias da Silva(Messias do Mirim)
06. Francisco José Cunha(Chico Cunha)
07. Manoel Baltazar de Souza(in memorian)
08. Antonio Salvimar Abreu
09. Manoel Francisco Coelho(Manoel Coelho do Tangente)
O MDB, fez apenas 06:
01. Paulo César Pontes Vasconcelos
02. João Lopes Nascimento(Auristélio)
03. José Adauto Arcanjo(in memorian)
04. Pedro Wellington Apoliano Gomes
05.Antonio Franco Silva(Nem Franco)
06. Raimundo Nonato Silva(Nonato Galdino-in memorian)
Mais uma observação: Dos 09 vereadores eleitos pelo PDS em 1988, 02 deles haviam sido eleitos pelo PMDB na eleição anterior, Messias Arruda
e Salvimar Abreu romperam com Nilson Frota e aliaram-se a Jacques.
![]() |
| Messias Arruda, esposa e filha |
Antes que eu esqueça: Dos 06 vereadores eleitos pelo PMDB, 02 deles TAMBÉM mudaram de lado, só que esses, DA NOITE PRO DIA, no caso, os vereadores Auristélio e Painha.
Tô querendo mostrar aos senhores que essa questão de ALIANÇA, VIRADA, SEI LÁ O QUÊ...Em Massapê, TORNOU-SE ROTINA E VULGARIDADE.
Tem mais coisa; vou publicar logo essa parte e JURO COMO DAQUI A POUCO PUBLICO A ÚLTIMA PARTE.
Matéria grande demais, dá até preguiça de ler...
Obrigado pela atenção e paciência!
P.S. Agradecer ao amigo Allison Frota por ter-nos ajudado com algumas fotos.
Estou precisando de uma foto do saudoso Salvimar Abreu; fico grato a quem enviar-me.
Ainda hoje, a última parte dessa matéria.










Nenhum comentário:
Postar um comentário