Sr. Manoel Campos |
Tenho visto atônito, TÍTULOS E MAIS TÍTULOS DE CIDADANIA distribuídos gratuitamente pela Câmara de Vereadores de Massapê, à pessoas que SEQUER CONHECEM NOSSA TERRINHA; títulos que, se analisados friamente, não justifica tamanha barbárie.
Essa prática, eu diria até INJUSTIFICÁVEL, vem de muito tempo; há várias legislaturas temos convivido com esses absurdos.
Nesses últimos dias, fiquei feliz quando soube que dois amigos, residentes há décadas nesse TORRÃO tão querido, serão agraciados com essa honraria; falo de Adauto Gadelha, brioso cidadão componente da também briosa Polícia Militar do Estado do Ceará e o professor, radialista e blogueiro, Aldênis Fernandes. Esses sim, merecem a outorga.
NOSSOS VEREADORES precisam RESGATAR NOSSA HISTÓRIA E REVERENCIAR ÀQUELES QUE REALMENTE DEIXARAM UM EXEMPLO DE DOAÇÃO E BONS SERVIÇOS PRESTADOS À NOSSA POPULAÇÃO, CASO DO SR. MANOEL CAMPOS!
Tive a honra de conhecer "SEU MANEL CAMPOS"; homem simples, solidário, amigo e MÉDICO DOS POBRES DA MINHA TERRA!
Foi vereador, Presidente da Câmara, mas, notabilizou-se NA ÁREA DE SAÚDE, conforme podem ler abaixo um pouco da sua vida, material enviado pra mim pelos seus queridos genros VALDECI CUNHA E GILBERTO.
Fica portanto, nessa postagem, a minha tristeza em não ver na minha cidade, NADA QUE LEMBRE A GRANDEZA QUE "SEU MANEL CAMPOS" FEZ POR MERECER!
Que nossos representantes possam UM DIA, QUEM SABE, CORRIGIR ESSE ERRO QUE JÁ PERDURA HÁ MUITO TEMPO!
Aos familiares e amigos de Seu Manel, o meu abraço e o sentimento de que apenas estou fazendo o que já deveria ter sido feito em referência ao cidadão que SÓ PRESTOU SERVIÇOS AOS MASSAPEENSES e que INFELIZMENTE AINDA NÃO TEVE O DEVIDO RECONHECIMENTO!
"Eis a beleza de texto que recebi dos amigos Gilberto e Valdeci:
Manoel Ferreira Campos foi um Massapeense ilustre, do Ceará, que nasceu em Ubajara no dia 21 de julho de 1.921. E depois de muitos serviços prestados ao seu povo, sobretudo na área de SAÚDE, faleceu, aqui, em Massapê, no dia 11 de outubro de 1.996. Mudou-se para Massapê ainda jovem. Casou-se com ANTONINA CORDEIRO ANDRADE CAMPOS, com quem teve 15 filhos, dos quais, apenas 05 (cinco) estão vivos. Trabalhou, por muito tempo na Farmácia Aguiar & Carvalho em Massapê. Na sua trajetória, morou, por um período de tempo, na cidade de Meruoca, retornando em seguida para Massapê, onde se estabeleceu definitivamente. E, aqui, viveu até seus últimos momentos.
Atuando, inicialmente, no ramo farmacêutico, capacitou-se como Enfermeiro, apesar de desenvolver diversas atividades na área de SAÚDE, como PARTEIRO, CIRURGIÃO PRÁTICO, além de promover atendimento em CONSULTAS médicas, prescrever medicações e remédios. Atuou, verdadeiramente, como um Médico Prático. Tamanha foi a confiança que angariou do povo Massapeense que recebeu, ainda em vida, o carinhoso cognome de” Manoel Campos, o Médico de Massapê.”
Foi Servidor Público. Trabalhou no Posto de Saúde de Massapê, na MATERNIDADE Municipal e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, sempre atuando na mesma área.
Eleito Vereador por duas legislaturas, teve o mérito de assumir a Presidência da Câmara Municipal de Massapê. Sempre bem votado nas eleições, contribuía significativamente, para aumentar a bancada de Vereadores por seu Partido.
MANOEL CAMPOS foi um homem extraordinário. Tinha, por INSTINTO, trabalhar com a SAÚDE, utilizando-se da Medicina Convencional, da Homeopatia e do conhecimento Empírico, tanto na prevenção como, igualmente, no tratamento de doenças e patologias de uma maneira geral, qualquer que fosse a modalidade. Gostava de servir às pessoas por meio dos seus “dons”. Acompanhava rigorosamente todos seus os pacientes. Tinha um profundo sentimento de solidariedade para com as pessoas.
Não há, praticamente, nenhuma família em Massapê que não tenha necessitado dos seus serviços, ou que não tenha conhecido quem foi o seu MANOEL CAMPOS. Na sua luta profissional não media esforços para atender, principalmente, os mais pobres, qualquer que fosse a hora e o local. Era um homem de uma inteligência prática. Andava a pé, ou ia de jegue, de cavalo, de bicicleta, de carro...Pouco se importava com isto. O importante, para ele, era atender às pessoas que o procuravam do modo mais rápido e eficiente possível. Fazia seu trabalho com muito amor e com muito entusiasmo.
Católico tradicional, cumpria suas obrigações sacramentais religiosamente. Participava, apaixonadamente, das IRMANDADES E ORDENS da Igreja Católica. Foi um Pai de família exemplar e um cidadão de princípios, de absoluto respeito pelas atividades cívicas, sociais, políticas e religiosas.
Durante sua vida profissional, participou de vários Cursos, Treinamentos, Palestras e Seminários, na sua área de trabalho, razão pela qual sempre aproveitava as oportunidades para se qualificar e se aperfeiçoar, cada vez mais.
Uma das informações mais importantes de sua vida, e que pouca gente sabe é que MANOEL CAMPOS teve o privilégio de participar, ativamente, da equipe do Dr. THOMAZ CORRÊA ARAGÃO, Médico Sanitarista e Sobralense que contribuiu, de modo significativo, na pesquisa, no trabalho direcionado, no tratamento e no combate ao “calazar”, doença conhecida formalmente, como Leishmaniose Visceral e que tem como reservatórios acolhedores e vulneráveis, o cachorro (cão) e a Raposa. E essa patologia ataca frontalmente o ser humano, levando-o, até mesmo, à morte, se não houver um atendimento pontual, emergente e criterioso.
Portanto, MANOEL FERREIRA CAMPOS, foi um cidadão do BEM. Foi um Servidor incondicional da Saúde que ganhou notoriedade, confiança, credibilidade e o respeito do povo de Massapê. Foi um homem abençoado e feliz. Foi, indubitavelmente, o MÉDICO massapeense do seu tempo. Ainda hoje, se espalham inumeráveis histórias de CURA, de TRATAMENTO e de CONSULTAS médicas realizadas por ele. Há pessoas que o têm como um MITO. O certo é que MANOEL CAMPOS desenvolveu a arte de CURAR doenças e patologias por meio de uma perícia médica, digamos holística, na linguagem de hoje. Nem mesmo ele, talvez, nunca teve consciência dos valores, da Espiritualidade e da grandeza que possuía. Porém, a sua vida deixa, para as gerações futuras, um legado histórico na Saúde, na cidadania e na seriedade daqueles que abraçarem esta Profissão. O seu exemplo de SERVIDOR, de homem público e de uma pessoa de Fé, já se incorporou na memória do seu povo e da sua gente. E, sem sombra de dúvidas, MANOEL FERREIRA CAMPOS merece, perfeitamente, ser comparado aos grandes homens que ilustraram a História de Massapê. E ISTO BASTA!
Homenagem merecida. Realmente não há em Massapê quem não tenha conhecido o trabalho do seu "Manel Campos", sobretudos os contemporâneos.
ResponderExcluirPois é Andrea, infelizmente não lhe foi dado o merecido reconhecimento!
ResponderExcluirAinda dá tempo...
Os filhos estão aí.