quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Sou Cenecista de coração

Dr. Aurimar Pontes - Fundador da CNEC no Ceará e em Massapê - ao lado, meu pai Luiz da Hora e a atual diretora Maria José Pereira  Sousa(minha irmã)

Venho trabalhando a REEDIÇÃO DO JORNAL TRIBUNA DA ZONA NORTE há três meses. Durante esse tempo, recebi o apoio de vários amigos, que, prefiro deixá-los, pelo menos no momento, no anonimato, mas que FORAM SUPER IMPORTANTES nesse meu projeto já em fase de conclusão.
Teremos no nosso jornal, uma ou duas páginas totalmente dedicada(s) à memória de Massapê. Queremos RESGATAR NOSSA HISTÓRIA; mostrar à nossa juventude AQUELES QUE REALMENTE DEIXARAM SEU NOME ENCRAVADO NO SOLO MASSAPEENSE.
Confesso aos senhores que MERGULHADO EM MILHARES DE FOTOS, consegui viajar no tempo...Está sendo gratificante demais realizar esse trabalho. Iniciaremos através de nosso blog; espero que gostem.
Comecemos então falando da NOSSA CNEC, DO NOSSO GINÁSIO MASSAPEENSE.
O ano era 1956, justamente no ano que nasci; Dr. Aurimar Pontes, amigo pessoal do Sr. Felipe Tiago Gomes, fundador da CNEC no Brasil, resolveu no peito e na raça fundar a CNEC no Ceará; inaugurou o primeiro Colégio Cenecista no Ceará e escolheu a sua Massapê, tamanho o amor que sempre demonstrou ter por sua terra natal. O tempo passou e durante 20 longos anos, o GINÁSIO MASSAPEENSE funcionou em prédios cedidos, quer seja pelo município, estado ou particulares.
Um belo dia, Luiz da Hora Pereira(Diretor Administrativo) e Padre João Batista Frota(Diretor Pedagógico), resolveram acabar com esse sofrimento e decidiram construir a SEDE PRÓPRIA do agora CENTRO EDUCACIONAL CENECISTA MASSAPEENSE.
Quem primeiro aprovou a ideia foi o então prefeito Beto Lira, que, sem titubear, cedeu o terreno. Em seguida,  esses dois baluartes, procuraram o então deputado federal Ozires Pontes(outro apaixonado por Massapê) em Brasília. Conseguiram verba para dar início a obra; foi um sufoco dar continuidade à construção, já que faltava dinheiro para pagar a mão de obra. Numa jogada de mestre, Papai, conseguiu com os MESTRES ZÉ MARIA BIGODÃO E CABO HÉLIO, fazer uma permuta: Trabalho por terreno. E deu certo; como o terreno cedido pela prefeitura era grande demais, uma parte dele foi doada aos pedreiros e serventes em troca de trabalho. Só assim, conseguiu-se o grande objetivo; a construção do CECM foi tocada como que em mutirão. 
Contar a história do Ginásio, da CNEC, do Dr. Aurimar, do Padre João, do meu pai Luiz da Hora, do ex-senador Ozires Pontes, da Colônia Massapeense, ah, teríamos que escrever um BEST SELLER...
Nosso intuito é apenas mostrar de forma bem sucinta, aqueles que contribuíram para o engradecimento de nossa Massapê.
Tenham certeza, iremos, nesse espaço e em NOSSO JORNAL TRIBUNA DA ZONA NORTE, prestar a homenagem devida a todos que fizeram por merecer esse registro.
Hoje, fica com vocês um pouco da história do Centro Educacional Massapeense; depois, homenagearemos a cada dos responsáveis pela realização desse sonho, além daqueles que passaram por aqui e também são CENECISTAS como eu!
Vejam algumas fotos de como tudo começou:

O início

Tomando forma

Inauguração: Destaques para o ex-senador Ozires Pontes, Dr. Pontes Neto e Lúcio Melo(Superintendente da CNEC )

Presidente da CNEC no Brasil, Senador José Lins do Rêgo, Luiz da Hora e prefeito Beto Lira

Ozires Pontes, Padre João, Deputado Armando Aguiar e Luiz da Hora(discurso de inauguração)
                         

Em pé: Jorge Costa, Benedita Carneiro, Onofre Melo, Raulino e Socorro Silvino
Sentados: Lúcio Melo, Dr. Felipe Tiago Gomes, Senado José Lins e Prefeito Beto Lira

Sentados: Vereador Zé Leão, Padre João, José Araújo, Professora Francineuda Cunha, Lúcio Melo, Dr. Felipe Tiago, José Lins e Beto Lira

1977 - Papai recebeu o título de MELHOR PRESIDENTE DO SETOR DA CNEC NO ESTADO DO CEARÁ(dentre 87 Escolas) - Carlos Alberto(meu primo), Kleber Costa(meu irmão), Diretor da CNEC(não lembro o nome), Papai e deputado Manoel Arruda

Inauguração da Lojinha da CNEC - Vereador Ferreira vereador Mazim Lira, vereador Walter Pontes, Vereador Salvimar Abreu, Papai, Waldemar Costa(vice-prefeito) e Prefeito Nilson Frota

Waldemar Costa, Nilson Frota, Dr. Felipe Tiago Gomes e esposa...Não conheço os demais

Inauguraçao da Lojinha da CNEC - Dá pra reconhecer da esquerda p/direita: Zé Araújo, Chico Olnando, Gerente do Bradesco(esqueci o nome), Zé Maria Bigodão, Zé Paulino Aguiar, Adauto Arcanjo, Ferreira, Mazim e Walter Pontes

Deputado Luiz Pontes, prefeito Nilson Frota, Zé Maria Bigodão, Jilsim, Padre João, Waldemar Costa e Zé Maria Azevedo

   
Deputado Luiz Pontes - ao fundo: Jilsim, Edilson Silva e prefeito Nilson Frota
                               
Jilsim - Um grande Cenecista - ao fundo Luiz da Hora

Última homenagem ao Dr. Aurimar Pontes e ao meu pai Luiz da Hora(já em cadeira de rodas)

2 comentários: