quarta-feira, 15 de abril de 2015

Operação desencadeada contra COOTMAM terá continuidade

Dr. Marciliano Ribeiro

Hoje cedo, a população massapeense ficou apreensiva com tantos policiais e viaturas na cidade; ninguém sabia do que se tratava, até que, após duas horas de disse-me-disse, soube-se que era uma OPERAÇÃO DAS POLICIAS CIVIL E MILITAR, que, cumpriam UM MANDATO DE BUSCA E APREENSÃO contra os principais dirigentes da COOTMAM(Cooperativa de Transporte dos Motoristas Autônomos de Massapê) e também na própria Cooperativa.
A Operação teve início ainda na madrugada e continuou até o final da tarde, quando o Delegado de Polícia Civil de Massapê, Dr. Marciliano Ribeiro, ouviu o último dirigente da empresa.
Todos foram liberados após os depoimentos.
Conversamos com o Presidente do Inquérito, o próprio Dr. Marciliano Ribeiro e podemos saber qual o motivo real dessa operação.
Eis a entrevista na íntegra:

JC - Dr, Massapê acordou hoje surpresa com essa Operação desencadeada pelas Polícias Civil e Militar, que, chamou a atenção da comunidade massapeense e teve uma repercussão regional; eu gostaria de saber e repassar para meus leitores, qual o motivo dessa operação?

MR - Primeiramente os meus cumprimentos; é um prazer lhe receber aqui na Delegacia, Jorge Costa; essa investigação partiu de uma denuncia que foi feita pelo Ministério Público, através da Promotora, Dra. Terezinha, que nos requisitou a instauração do inquérito; na época, estávamos respondendo por Sobral e Massapê. Quando vim definitivamente para Massapê, em novembro, aí pudemos concentrar mais nessa investigação.
Jorge, essa investigação vem desde setembro de 2014; foi instaurado o inquérito policial 162/2014 nessa Delegacia; no primeiro momento, nós estamos investigando SONEGAÇÃO FISCAL por parte da MESA DIRETORA DA COOTMAM, empresa que faz a linha Massapê/Sobral-Sobral/Massapê. Então Jorge, o que é que ocorre; além da SUPOSTA SONEGAÇÃO FISCAL, tinha a apropriação do dinheiro que era arrecadado diariamente; então, começamos a investigar, foi pedido quebra de sigilo, pedido essas buscas e apreensões; até que o Juiz da Segunda Vara se convenceu que era necessário dar a busca e apreensão e o bloqueio de vários bens desses investigados, principalmente os veículos deles, que se encontram todos bloqueados, não podem ser transferidos e nem podem circular. Estão sendo entregues novamente pra eles, na qualidade de depositário fiel; isso não significa que eles podem usufruir; eles estão proibidos pela decisão judicial de fazer qualquer uso desse bem, até a sentença final do Juiz, que poderá declarar a perda definitiva do bem ou a devolução pra eles.
Essa é uma investigação complexa; demandou muito atenção da parte da gente e foi uma investigação que a gente teve todo um cuidado porque, a aflição dos cooperados que não vinham recebendo, ou vinham recebendo muito mal e sofrendo com isso; famílias também sofrendo que chegou ao ponto da gente se solidarizar com a situação, porque vimos e praticamente presenciamos essa angústia desses cooperados. Portanto, acreditamos que, com essa ação de hoje, que como você mesmo disse, mexeu com a cidade, não só o Ministério Público, juntamente com as Polícias Civil e Militar e o Poder Judiciário, juntos, nós estamos dando uma resposta à sociedade e mostrar que A JUSTIÇA PODE ATÉ TARDAR, MAS NÃO FALHA! Mostrar que essas pessoas que foram lesadas...tá sendo tudo investigado, não é definitivo, mas aparentemente...Essas pessoas vão ver a justiça ser feita; vão poder continuar trabalhando; vão poder continuar dirigindo os carros de linha, servindo a população de Massapê e servindo a população de Sobral.

JC - Dr Marciliano, quer dizer que a população pode ficar tranquila que não será prejudicada; e como fica essa arrecadação diária, após toda essa investigação?

MR - Jorge, a população não será prejudicada, tenha certeza. Nós temos que fazer um trabalho para que isso não venha a acontecer.
Quanto a arrecadação, eu não posso entrar no mérito pois sou delegado, mas eu acredito que os cooperados vão tomar as providências no sentido de ver uma nova diretoria; porque é inviável que uma diretoria que está sendo investigada, continue tendo acesso a esse dinheiro, acesso a decisões da Cooperativa; como eles estão sendo acompanhados por advogados, acredito que vai ser lançado um edital para eleição da nova diretoria. E essa nova diretoria é quem vai tomar de conta da Cooperativa, é quem vai correr atrás dos financiamentos dos veículos; tá tudo atrasado, tudo atrasado; tá uma grande bagunça...Foi o que a gente pôde detectar até agora.
A gente lamenta porque são vários pais de famílias, trabalhadores, que trabalham de sol a sol; começam 5 horas da manhã, dirigindo, sob estresse, prestando um serviço tão útil à população e no entanto, não vinha recebendo da maneira justa, como deveriam. Então Jorge, a gente, com toda essa preocupação, pedimos os mandatos e depois, com os mandatos na mão, a polícia não pede licença não; vai e executa, cumpre a missão.

JC - Muito bem; aqui fora, Dr, estão 8  cooperados, todos revoltados e afirmando terem sido lesados...Afirmam que são proprietários de veículos, que alguns desses veículos já estão na sucata, que não foram sequer pagos e que seus nomes estão no SERASA... Como é que fica a situação desse povo? Esse pessoal, também fará parte desse inquérito?

MR - Bom Jorge, é um problema complexo, que envolve muitas questões; como a Cooperativa é uma Pessoa Jurídica, existe aí uma possível...Eu tenho que dizer isso porque não é uma conclusão definitiva.. Quem vai dar essa conclusão definitiva mesma, é o Juiz. Meu papel é investigar, produzir provas; mas o que eu posso dizer é o seguinte: Todo esse pessoal que afirma está sendo lesado; que tiveram bens apropriados ou não receberam, eles serão ouvidos no inquérito; todos eles, todos os cooperados.
Eu quero inclusive fazer um apelo aqui aos seus leitores que um cooperado da COOTMAM, que nos procurem; vamos ter o maior prazer em recebê-los; vamos pegar o depoimento e vamos incluir no inquérito.
Jorge, na Justiça existe o aspecto civil e o criminal; na questão civil, são indenizações, dívidas não pagas; é essa gestão incompatível com a legislação, com a moralidade, que vinha sendo praticada à frente da COOTMAM; isso aí, gerando direito a indenização, quem se sentiu lesado, deve recorrer judicialmente; acionar aí a Mesa Diretora, esse pessoal que está respondendo a esse inquérito policial.
Nós temos conhecimento que em virtude das dívidas da COOTMAM, com relação aos veículos, JÁ EXISTEM VÁRIOS MANDATOS DE BUSCA E APREENSÃO DESSES VEÍCULOS, mas esses veículos também estão à disposição desse inquérito policial e do processo; então, até o momento de sanar tudo isso, acredito que com uma nova diretoria, uma nova gestão, poderá ser tudo revisto e de repente essa Cooperativa salda suas dívidas e continue trabalhando para bem servir a população massapeense.

JC - Dr, concluindo: Esse edital que o Sr. falou para convocação de uma nova eleição na COOTMAM, a ideia parte da polícia, da justiça ou dos próprios cooperados?

MR - Deve partir dos próprios cooperados; como policial, dentro da minha esfera, respeitando aí o entendimento do Juiz, do Promotor de Justiça, eu entendo que...É uma opinião pessoal e profissional minha: É incompatível um investigado continuar à frente da Cooperativa; o que eu defendo aqui nesse inquérito, o que eu estou buscando aqui, é entender até que ponto os diretores cometeram crimes nessa função; e se cometeram esses crimes, porque estão na função? Será que se fossem simples cooperados, que estão aí trabalhando, será que tinham cometido esses crimes? Minha lei de raciocínio é nesse rumo aí; então é incompatível; como é que eu estou investigando um cidadão, que em tese, supostamente, pegou o dinheiro dos cooperados, não repassou, justificou despesas que supostamente não existem...Estão cometendo o velho artigo 171, estelionato. Acredito que os próprios investigados já estão sabendo disso e o próprio presidente deverá publicar esse edital, convocando uma assembléia para a eleição de uma nova diretoria.

JC - Dr. eu quero lhe agradecer e gostaria que o Sr. pudesse dar tranquilidade à população massapeense na questão do serviço prestado pela COOTMAM e que os veículos vão continuar rodando normalmente, sem prejuízo algum para quem faz uso dos mesmos diariamente.

MR - A população pode ficar tranquila; hoje foi impactante porque foi o dia que realizamos a operação, mas podem ficar tranquilos que vai funcionar tudo normalmente. 
Quero agradecer a sua visita Jorge, a visita do Samuel de Lima e dizer que estaremos sempre a disposição da imprensa!

DO BLOG: ACREDITAMOS QUE AGORA, APÓS TODA ESSA CELEUMA, OS SENHORES DIRETORES DA COOTMAM, POSSAM OFERECER AOS MASSAPEENSES E SOBRALENSES, UM SERVIÇO DE MELHOR QUALIDADE!
Por enquanto, é só!

Um comentário:

  1. Caro Jorge, essa Cooperativa deve movimentar muito dinheiro e onde se movimenta muito dinheiro, a corrupção se instala de forma generalizada, mas eles esquecem que, hoje, as investigações são facilitadas com ajuda de tecnologia, que há Juiz para mandar prende e Policia séria para cumprir os mandados de prisão.
    Um grande abraço
    Lourenço

    ResponderExcluir