Várias vidraças quebradas na parte superior |
A residência do vereador Paulo Vagalume foi alvo de depredações, isso, por volta de 19 horas, quando na oportunidade, apenas seus dois filhos menores encontravam-se no interior da mesma e FICARAM DESESPERADOS com tamanha violência! Nada justifica o que um grupo de pessoas do vizinho distrito de Mumbaba fizeram; saírem do Mumbaba de Baixo, em direção a Massapê, com o intuito de praticarem UM ATO CRIMINOSO, mostra-nos que PESSOAS DECENTES foram manipuladas por moleques e, com pedras e garrafas(todas com pedra dentro), assacaram contra a residência do vereador, o que pode tipificar AMEAÇA DE MORTE!
Após relatarmos aos senhores o motivo que levou os baderneiros a praticarem esse crime, justificaremos essa nossa opinião. Conversei com o Delegado da Polícia Civil de Massapê, com o Senhor Messias Arruda e também com uma Senhora que participou de toda essa confusão. Ouvi as duas partes; vou contar tim-tim por timt-tim o que aconteceu:
Estava em casa, quando de repente o telefone toca e era um amigo, avisando-me do que estava acontecendo; imediatamente dirigi-me ao local e, um aglomerado de pessoas, INCRÉDULAS, comentavam que UM GRUPO DE PESSOAS passou em uma Van pertencente a COOTMAM, pararam defronte à casa do vereador, e passaram a gritar e jogar pedras contra a sacada da casa. Até aí, eu não sabia de nada; aos poucos fui inteirando-me do caso e, soube que o problema era a apropriação por parte do vereador Paulo Vagalume de um terreno pertencente a sua família e que, durante muito tempo serviu como campo de futebol, lá no Mumbaba de Baixo.
Vereador Paulo Vagalume, Simone Aguiar Dr. Maximiano e Sargento Vale |
Muito bem; ainda quando estava na residência do vereador, a Polícia Militar chegou e indagou a alguns curiosos se, alguém sabia quem havia praticado o delito. Informaram aos policiais que os baderneiros(em parte), estavam saindo para o Mumbaba numa Mercedes de cor azul, de propriedade do ex-vereador Messias Arruda; a Polícia então, saiu em disparada e conseguiu identificar o tal veículo ainda no centro da cidade, com dezenas de pessoas na carroceria; parou o veículo, conversou com alguns passageiros e com o próprio dono do carro; anotou muitos nomes e aí, liberou-os para que seguissem viagem.
Polícia Militar interditou carro com protagonistas da confusão em pleno centro de Massapê |
Assisti a tudo; após meia hora de muita conversa, tive acesso ao Delegado de Polícia Civil, Dr. Maximiano e ele relatou-me que estava sabendo do caso; que era uma discussão entre o time do Botafogo de Mumbaba com o vereador Paulo Vagalume, por conta de um terreno no Mumbaba de Baixo, onde antes era um campo de futebol, e que o vereador, proprietário do terreno(conforme suas palavras, frisou o Delegado), resolveu exercer o direito dele de proprietário e acabou com o campo de futebol, chegando-nos a informação de que o pessoal do Botafogo estaria revoltado e que esse pessoal veio à Massapê e teria apedrejado sua residência. Estamos acompanhando esse fato com o apoio do sargento Vale e a composição da Polícia Militar. Estamos colhendo alguns nomes para serem ouvidos e o que a gente pede nesse momento, é cautela para podermos apurar os fatos, para depois poderia passar-nos maiores informações.
Em seguida, procurei saber do ex-vereador Messias Arruda, condutor do veículo, se o mesmo estava a par da situação; Messias disse-me apenas o seguinte: "JORGE COSTA, TÔ SABENDO DE NADA; ESTAVA NA MINHA CASA, ESSE PESSOAL CHEGOU E PEDIU-ME PARA DEIXÁ-LOS NO MUMBABA...É O QUE VOU FAZER!" Nada mais disse.
Pra não perder a carona, vi que duas senhoras, conversaram muito com o Delegado; resolvi interpelar uma delas, já que era protagonista de toda celeuma. O nome dessa senhora é Valéria. Vejam nossa conversa com ela:
JC - Valéria, conte pra gente aí o que é está realmente acontecendo?
Valéria: Jorge Costa, o que está acontecendo é que o único bem da comunidade que tem no Mumbaba é um campo de futebol e que o vereador Paulo Vagalume quer destruir. Hoje, ele foi lá com a polícia, arrancou as traves, a máquina fez uns buracos no campo; eu tenho fotos de uma filha minha com 13 anos sendo arrastada pelos policiais e ele ainda afirmou pra mim e pro meu marido, que, aposta a Hilux dele com um pastel meu como ganha essa questão.
Polícia Militar retira moradora na hora da confusão no terreno em questão |
E continuou: Esse campo Jorge Costa, tem 75 anos de história; pertence ao Botafogo; foi doado pelo bisavô dele; nós temos documentos de posse do campo e agora ele quer nos tomar. Nós estamos brigando pelo bem da comunidade e ele quer acabar.
JC - Valéria só mais uma perguntinha: Você participou da manifestção que acabou com a depredação contra a casa do vereador Paulo Vagalume?
Valéria: (Ela sorriu)...Não, não participei e nem sei quem foi.
JC - E se soubesse?
Valéria: Não diria nada!
Bom, após essa conversa, voltei à residência do vereador Paulo Vagalume, e, finalmente o encontramos. O HOMEM ESTAVA REVOLTADO(com razão)! Conversamos com ele. Vejam:
JC - E aí vereador, que coisa, né? Resuma pra gente aí toda essa confusão:
PV - Jorge Costa, é o seguinte: Esse campo é de nossa propriedade; minha mãe vendeu o terreno e agora precisamos do mesmo. Lá era um campo de futebol onde o Botafogo fazia seus jogos; talvez por isso, eles se achem donos; Nos últimos dias, chamei os presidentes dos três clubes do Mumbaba de Baixo, contei a situação; disse que iria precisar do terreno, mas que eles ficassem tranquilos que eu iria CEDER UM TERRENO DEZ VEZES MAIOR QUE O ATUAL e que lá, nesse local, o campo ficaria muito melhor.
Jorge, estivemos inclusive com Dr. Irapuan, Promotor de Justiça; ele nos deu toda razão; só quem não concordou, foi o pessoal do Botafogo, e só por conta de política, só por isso.
O terreno é nosso, não tem mais conversa. Todo tipo de acordo nós tentamos; não quiseram e ainda por cima, vieram nos agredir aqui na nossa casa; apedrejaram minha casa; meus filhos estavam sozinhos; ficaram apavorados; AINDA BEM QUE EU NÃO ESTAVA, PORQUE SE ESTIVESSE, A COISA TERIA TIDO UM DESFECHO BEM DIFERENTE!
Quero aproveitar esse espaço pra lhe agradecer, agradecer ao Dr. Irapuan e as Polícias Civil e Militar por terem nos dado apoio. Queremos apenas o que é nosso, pode ter certeza disso.
Pronto; nada mais conversamos.
NOSSA OPINIÃO:
Não queremos saber o desfecho dessa confusão; A JUSTIÇA ESTÁ AÍ JUSTAMENTE PARA TOMAR A DECISÃO; o que NÃO ACEITAMOS É A VIOLÊNCIA! VIOLÊNCIA, GERA VIOLÊNCIA!!!
Imaginem os senhores: Você em casa, com sua família, de repente, um monte de baderneiros, aos gritos, armados de pedras, paus e garrafas, param em frente à sua casa e passam a jogar esses objetos contra sua casa. O que você faria? Essa é a pergunta que não quer calar; acredito que NINGUÉM, POR MELHOR QUE SEJA, ficaria inerte, vendo seu bem ser dilapidado e ainda por cima, sua família podendo sofrer consequências, já que as pedras quebraram algumas vidraças e caíram dentro do próprio imóvel.
É como bem frisou o vereador: GRAÇAS A DEUS ELE NÃO ESTAVA EM CASA!
Finalizando: Não nos interessa a quem pertença o terreno e muito menos nos interessa a quem a Justiça vai dar ganho de causa; se pro vereador ou pro pessoal do Botafogo. O que nos interessa é que O FATO LAMENTÁVEL de ontem seja apurado e que os culpados sejam punidos! Foi UMA AGRESSÃO SEM LIMITES E INADMISSÍVEL! Poderíamos ter vítimas fatais nesse triste episódio.
Que a Polícia apure os fatos e que a Justiça, decida o quanto antes essa questão para que DESDOBRAMENTOS PIORES não venham a acontecer!
Ficaria muito feliz se, AS PESSOAS DE BOM SENSO DO BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE, pudessem discutir essa posse, NA JUSTIÇA; se realmente possuem o documento de doação como bem afirmou uma de nossas entrevistadas, essa briga vai acabar em um final feliz; porém, se não possuírem tal documento, aí não; paciência, NINGUÉM PODE SE APOSSAR DAQUILO QUE NÃO LHE PERTENCE! Entrem em um acordo, ESQUEÇAM A VELHA POLITICAGEM, até para evitar que MAIS TARDE tenha alguém chorando O LEITE DERRAMADO!
Por conta da violência praticada contra a casa do vereador, acreditamos que nesse primeiro round, Paulo Vagalume foi vencedor, pois tornou-se vítima!!!
Que a paz e a concórdia possa voltar a reinar no querido Mumbaba e que as famílias rezem por essa Paz!
Caramba, como joguei bola nesse campo e hoje, o mesmo está no meio de uma disputa,onde a violência poderá deixar sua marca e isso é muito triste. Deus queira que tudo termine bem.
ResponderExcluirAbraços
Lourenço